terça-feira, 30 de março de 2010

Jogos infantis

JOGO DO PEIXINHO

Jogam pelo menos dez crianças, sendo necessário um espaço relativamente plano. Três ou quatro crianças juntam-se em círculo de mãos dadas, formando a rede. As outras crianças, os peixinhos, ficam fora deste círculo.

As crianças da rede combinam entre si, em voz baixa, um número (por exemplo, o dez). Este número é desconhecido dos peixinhos. As crianças da rede levantam os braços e começam a contar em voz alta lentamente até ao número combinado, neste exemplo, o dez. Os peixinhos começam então a correr, entrando e saindo constantemente da rede, passando por baixo dos braços levantados das crianças que a constituem.

Quando a contagem atinge o número combinado, as crianças da rede baixam os braços ao mesmo tempo e os peixinhos que estiverem no interior da rede ficam presos e passam automaticamente a pertencer à rede. Combina-se novo número em voz baixa e recomeça a contagem para se efectuar nova pescaria, até que todos os peixinhos fiquem presos.

Deve-se avisar as crianças que constituem a rede de que a contagem deve ser feita em ritmo constante e em voz alta. Isto, porque é vulgar que as crianças empreguem uma entoação mais forte e arrastada quando a contagem se aproxima do número combinado. Tal situação avisa os peixinhos, que fogem da rede.

JOGO DO DICIONÁRIO

(PODEM JOGAR VÁRIAS CRIANÇAS AO MESMO TEMPO)


O primeiro jogador, que será o "dono do jogo", pega um dicionário (dicionário mesmo, um Aurélio, por exemplo), escolhe uma palavra, preferentemente incomum e copia uma das definições do dicionário. Aos demais será informada qual é a palavra (mas não o seu significado), e estes deverão escrever, cada um, uma definição que possa ser "aceita" como a definição correta da palavra. Todas as folhas com as definições são passadas ao "dono do jogo", que passa a ler todas as definições, previamente embaralhadas, inclusive a correta.

Depois todos os outros participantes votam indicando qual entendem ser a definição correta. Aquele que acertar a definição correta, ganha um ponto; a definição incorreta que vier a ser votada, recebe um ponto por cada voto recebido; se ninguém votar na definição correta, o "dono do jogo" recebe um ponto. A seguir, o dicionário é passado para outro jogador, a cada rodada, muda o "dono" do dicionário. Deverá ser combinado com quantos pontos terminará o jogo.

É engraçadíssimo. E aumenta o vocabulário.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.